Em 2016, a Maurice Lacroix lançou o AIKON, um relógio urbano que se tornou a coleção mais vendida da empresa. Agora, a marca das Franches Montagnes criou uma nova linha de relógios urbanos, partilhando uma semelhança familiar com o AIKON, mas repleta de “artesanato inovador” ou “IC”, como dizem na Manufatura da marca. A nova coleção AIKONIC incorpora materiais e tecnologia de ponta. Um produto do Jura Suíço, o AIKONIC é habilmente trabalhado na Manufatura Saignelégier da empresa, incorpora alguns componentes de origem local e, consistente com o ethos da marca, oferece excelência acessível.
Com base no sucesso do AIKON, o novo AIKONIC é a expressão máxima da propriedade AIKON. Embora partilhe uma semelhança familiar com o AIKON, esta nova coleção incorpora “artesanato inovador”. Este termo, abreviado para “IC”, refere-se ao uso de novos materiais para o mostrador e a caixa, a incorporação de um novo movimento ultrarrefinado e a introdução do engenhoso sistema patenteado ML Easy Change.
O AIKONIC apresenta um mostrador de carbono com uma diferença. A maioria das estruturas de carbono é formada por fios de fibra de carbono entrelaçados, dispostos em ângulos para criar tramas padronizadas. No entanto, o mostrador de carbono do AIKONIC incorpora inúmeras fibras que correm de norte a sul numa direção e aparecem como linhas cinza e pretas. Como parte do processo de fabricação do mostrador, o arranjo das fibras de carbono sempre será ligeiramente diferente, resultando em cada mostrador com a sua própria aparência única. Normalmente, os mostradores de carbono são exclusividade da Alta Relojoaria; no entanto, Maurice Lacroix democratizou essa forma de exibição. Ao criar o mostrador de carbono para o AIKONIC, a marca olhou além da indústria relojoeira e colaborou com uma empresa especializada sediada a aproximadamente 40 km de Saignelégier, uma decisão consistente com o desejo da Maison de criar relógios com um toque local distinto.
Ao ver o AIKONIC pela primeira vez, os devotos do AIKON vão reconhecer imediatamente os seis braços de largura dupla que enfeitam o aro, um detalhe encontrado pela primeira vez no AIKON inaugural de 2016. Esses braços provaram ser uma fonte de inspiração, influenciando o design dos ponteiros das horas e minutos, marcadores de horas e coroa. A coroa também possui uma pegada tátil, garantindo facilidade de manipulação e, juntamente com o aro, é formada de cerâmica fosca, um material à prova de riscos que não desbota com o passar dos anos.
A caixa de aço justapõe superfícies verticais escovadas e polidas, imbuindo o AIKONIC com uma estética refinada, enquanto a pulseira se fixa à caixa com acessórios de alto brilho. Para garantir a máxima legibilidade do mostrador, o cristal de safira apresenta um revestimento antirreflexo atualizado. Aplicado em ambos os lados do cristal de safira, esse tratamento oferece maior transmitância de luz e maior resistência à água salgada.




